Todos sabemos que em nosso país existem diversas maravilhas, mas também existe,m milhares de preocupações, uma delas é a pobreza.Ela é simplesmente conseqüência da falta de vontade daqueles que tiveram oportunidades de crescer na vida e não aproveitaram. Quem sofre com as conseqüências além da própria pessoa, é a criança, o jovem que depende do auxílio da mesma para viver, para criar suas oportunidades, e infelizmente não são auxiliados por falta de recursos. No caso de famílias com um poder econômico maior, é diferente, a criança tem a oportunidade nas mãos, só não aproveita se não quer.
Os fatores que mais colaboram para que exista cada vez mais famílias com rendimento econômico baixo é a falta de estudo, ao menos com o ensino médio completo. A falta ou o desperdício de oportunidades, o desemprego, o baixo valor salarial, a falta de incentivo por parte de familiares também são fatores que contribuem.
Por conseqüência disso, as necessidades serão grandes e o indivíduo não terá condições de sustentar-se sozinho e colocará a criança para trabalhar, por vezes nas ruas, tirando-a da escola e, conseqüentemente, dando a ela um futuro de pobreza também. A falta de dinheiro impossibilita o familiar de dar á criança boa qualidade de vida, revoltando-a e, na maioria das vezes, levando-a á criminalidade.
Por isso devemos nos esforçar para que possamos dar para nossas crianças um futuro melhor, pois elas não escolhem em que família nascer ou a vida que querem ter. Vamos plantar hoje para colher frutos bons amanhã.