Todos sabemos que a leitura é um dos fatores mais importantes para absorver sabedoria e inteligência. É o que mais contribui para tal facilidade quando temos que escrever algo, como um artigo, um trabalho, redações... Sabemos também que alguns de nós, brasileiros, não temos este costume prazeroso e fundamental de ler, isso, pois não possuímos esta cultura indispensável. O gosto pela leitura deve ser ensinado já quando começamos a aprender o alfabeto, em casa com os pais, através de livros que despertem o interesse da criança de forma que Lea sinta uma “sede” grande em descobrir e aprender com os livros. Os pais devem estimular a criança e servir de exemplo também para Lea. Infelizmente isto não acontece e , quando percebemos esta importância, já estaremos desacostumados para a execução de tal atividade.
O principal motivo que contribui para o desgosto á leitura é a falta de interesse e a pouca importância dada pelos pais, professores e familiares. Assim como uma criança precisa aprender a caminhar e falar, precisa também aprender a ler e a escrever. Isso infelizmente, não se aprende sozinho. É preciso estímulo, motivação.
Por conseqüência, esta criança terá dificuldade na interpretação de textos, tantos os complexos quanto os mais simples, terá dificuldade no desenvolvimento de pequenas respostas e grandes textos, desconhecerá o significado de palavras simples, enfim, não possuirá sabedoria e inteligência suficiente para ter um futuro melhor.
Os bons costumes geram bons cidadãos, o ato de ler é um dos costumes mais valorizados, pois através dele fazemos novas descobertas, tornamo-nos pessoas melhores por possuir sabedoria e, assim, somos mais valorizados. Devemos passar este costume á nova geração para que não faça falta como hoje nos faz. Para mudar esta nova geração, iniciaremos pelo estímulo dos pais, quem sabe ao invés escolher dar ao filho um par de tênis caro, dê a ele um bom livro de seu interesse. E ai então começaremos a encaminhar para o futuro cidadãos de grandes valores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário